Reame - Resgate e ame quantas vezes for necessário!
- Ingrid Rosa
- 19 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

O Reame é uma instituição criada para acolher crianças e adolescentes que são encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude em São Gonçalo. Essas crianças são enviadas para lá por vulnerabilidade social, ou seja, algumas já têm uma trajetória de rua, outras sofrem maus tratos nas suas casas e têm aquelas que por terem se envolvido com o tráfico de drogas, são obrigadas a se afastar dos seus lares.
A diretora Gislaine Freitas fundou o abrigo a vinte e dois anos atrás começando pela distribuição de lanches a crianças e jovens que dormiam em praças públicas. O trabalho é de resgate da cidadania, com ações que garantem o seu acesso a educação, profissionalização, autonomia pessoal e retorno ao lar de origem. Segundo a coordenadora da instituição Rosângela Oliveira, uma criança que nunca teve amor, não tem pra dar. O objetivo é inserir as crianças novamente em seus lares, entretanto, nem sempre é possível, quando isso acontece as crianças são encaminhadas para adoção.
Através de alguns projetos como o “Oportunidade de Voltar para Casa”, o abrigo consegue fazer um acompanhamento
mensal de cada criança atendida e suas famílias. Elas têm acesso a uma equipe técnica formada por profissionais como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. De modo paralelo a isso, são feitas atividades esportivas, recreações e oficinas com os que lá residem, promovendo a socialização, desenvolvimento físico e pessoal e o descobrimento de habilidades individuais para a formação de cada um como cidadão.

O abrigo tem um projeto de apadrinhamento de uma criança. O padrinho ou madrinha se comunica com seu “afilhado” através de cartas, pode marcar visitas para vê-lo e presentear com algo especial. Para se cadastrar no projeto entre no site http://reame.org.br. Todos os atendidos freqüentam a escola e qualquer atividade extra fora do abrigo, mas não são obrigados a voltar e nem permanecer morando lá, mas recebem orientação diariamente de profissionais e até mesmo dos cuidadores para que continuem em seu acompanhamento para futuramente poderem estar de forma definitiva com sua família.
E daí ?
O Reame recebe ajuda de alguns parceiros, mas nem por isso dispensa ajuda de pessoas de fora. As crianças precisam de uma nova história, de carinho, atenção e mais amor. Faça uma criança feliz, seja um padrinho do bem e dê sorrisos a quem tanto precisa. Afinal, “Os incomodados que mudem o mundo!”
댓글