Como a crise está afetando o setor da moda
- Thaiane Nunes
- 1 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Nesses tempos de crise, o setor da moda está sofrendo junto com os demais setores, mas não são só as indústrias que estão sofrendo, o consumidor também sofre, e muito!
A crise econômica afeta dois lados: as empresas do setor de moda e o consumidor dessas mercadorias. As empresas acabam tendo que aumentar os valores das peças, pois a matéria-prima importada para produção está cada vez mais cara. Com isso os valores muitas vezes se tornam absurdos e o consumidor sofre por não ter dinheiro suficiente.
Essa crise atual nos faz repensar em 1929, quando houve a quebra da bolsa de valores de Nova York e acarretou uma crise mundial. A crise de 29 não afetou muito o setor da moda, mas interferiu nele diretamente. Até a década de 1910 era muito visto o uso de espartilho, após a crise de 29 já não se via mais, as roupas passaram a ter corte reto, não marcavam a cintura e eram justos no quadril, marcando o corpo da mulher. As saias e vestidos encurtaram até o joelho e as mulheres passaram a usar o cabelo curto. Em 1939 vem a Segunda Guerra Mundial, o mercado tenta sobreviver, mas a escassez de matéria-prima é muito grande. As vestimentas mudam para que sejam mais práticas para trabalhar no esforço da guerra. Com isso podemos ver como a crise afeta o setor da moda.


Moda entre 1900 a 1930. Fotos: Divulgação
Do outro lado temos o consumidor. Sejamos sinceros, toda mulher gosta de estar sempre na moda, porém com esse tempo de crise fica cada vez mais difícil manter o guarda-roupa ‘atualizado’. Por isso deve-se ter bom senso na hora de ir às compras. Comprar só o essencial e o que realmente irá usar é uma das dicas primordiais na hora que você pensa em comprar alguma roupa, acessório ou sapato. Além dessa dica tem outras dicas que vai ajudar muito vocês:
Compre roupas que você poderá usar junto com outras roupas que você tem em casa. Quanto mais roupas em casa que combinem com a roupa que você quer comprar melhor!
Abuse em acessórios e não tenha medo em repetir roupa. Os acessórios darão um diferencial no look e ninguém vai perceber que você está repetindo roupa.
Customize roupas que você não usa mais e deixe-as com cara nova. Têm uma blogueira que ensina várias dicas de como transformar uma peça em outra. Confere lá Dica da Ka.

Transformação de calça em cropped. Foto: Divulgação
Se você não gosta de repetir roupas, peças com dupla utilidade é uma ótima escolha. Como por exemplo, bolsa que vira canga.
Confira mais dicas na matéria do site do g1.
Não deixe de conferir as outras matérias sobre moda.
Comments